Adolescentes 2012: ANDANDO NA CONTRAMÃO DO MUNDO!

A IGREJA BATISTA EM ITAJUÍPE LOCALIZA-SE NO CENTRO DA CIDADE EM FRENTE A PRAÇA DO RIO BRANCO. FAÇA-NOS UMA VISITA.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como você realiza seus Sonhos?

Como você realiza seus Sonhos?

Você tem sonhos financeiros? Estão escritos no papel? Feche os olhos e pense o que você quer comprar daqui a 1 mês, daqui a 1 ano, daqui a 10 anos ou ainda 30 anos. Como você quer estar? Que bens deseja possuir? Quer estar trabalhando? Pescando? Viajando? Aproveitando uma vida de trabalho? Como estará sua família: marido, esposa, filhos, irmãos, pais...?
Em minhas palestras, cursos e consultorias individuais em finanças pessoais, tenho  deparado com um sério problema: As pessoas não estão sonhando, ou melhor, algumas até sonham, porém, não planejam a compra ou quanto terão de economizar para realizar o seu sonho.
Vejo acontecendo o seguinte:
*    Sonho de roupas e sapatos: Vai-se a uma loja ou shopping e financia-se a compra em até 8 vezes “sem juros”,
*  Sonho de um celular novo: Financia o celular de última geração em 10 vezes.
*    Sonho de um carro, sendo às vezes, o primeiro carro na vida: A pessoa vai a uma concessionária e, até sem entrada, acaba comprando um carro zerinho para pagar em 60, 72, 84 meses ou até mais.
*    Sonho de uma viagem: Vai-se ao Shopping e financia o pacote em 10, 12 ou até 36 vezes.
*    Sonho de uma casa ou apartamento: Financiado em até 30 anos.
Muito cuidado! As pessoas estão entrando em uma roda financeira que não acaba nunca. Compras financiadas comem o salário do mês, com o risco de faltar para o básico como alimentação, saúde, transporte, contas de água, luz, telefone.

Quero chamar a atenção dos leitores para as facilidades que acabam se transformando em armadilhas financeiras para seu dinheiro. Vou comentar os itens colocados acima:

1.    É uma delícia comprar uma roupa nova ou sapato novo. Contudo, se você planejar bem o seu orçamento, poupe o dinheiro, e compre a vista, podendo ter desconto. Se comprar em várias parcelas e em grandes quantidades, terá que esperar um bom tempo para voltar à loja, caso contrário, se comprar mais, serão duas prestações acrescidas no orçamento. Por que não criar o hábito de poupar para comprar?

2.    Celular novo é muito bom. Entretanto, após 4 ou 6 meses você vai querer trocar novamente. Se estiver pagando o primeiro em 10 parcelas, não será difícil trocar, mas vai se endividar mais. Caso seja realmente necessário financiar, financie no máximo em 4 vezes.

3.    Carro: é um perigo! Há um ditado que diz: “Carro zero não tem manutenção”. Certo ou errado? Errado, porque carro zero necessita de: troca de óleo de 5 em 5 mil km, fazer alinhamento e  revisões nas concessionárias. Senão perde-se a garantia, além disso, o IPVA é mais caro. Se for comprar o primeiro carro, é preciso que seja zero? Seja mais humilde e compre aquele que seu dinheiro pode pagar. Não vire escravo do seu carro, isto é, trabalhar para pagar o carro. Carro não é investimento, não se ganha dinheiro comprando carro, ao contrário, perde-se muito dinheiro.

4.    Casa: talvez o maior sonho financeiro de grande parte da população. Muito cuidado! Os juros no Brasil caíram, mas ainda estão nas alturas. Ao comprar um imóvel para pagar em 15, 20 ou 30 anos, lembre-se: você pode perder emprego; ter filhos na escola etc. Há um outro ditado que diz: “Pagar aluguel é jogar dinheiro fora”. O que acha você? Sinceramente, penso que pagar aluguel não é jogar dinheiro fora, pois você está pagando para morar.

Jogar dinheiro fora é pagar juros. Juros de cheque especial, juros de cartão de crédito, juros de contas em atraso, juros de compras financiadas, isto, sim, é jogar dinheiro fora. Preste bastante atenção e mude o seu comportamento com relação aos juros neste ano. Pare de pagar juros.

Comece a poupar dinheiro para realizar os seus sonhos. Talvez o primeiro sonho seja pagar as dívidas ou parar de pagar juros. Parabéns! Isto mesmo, você está no caminho certo. Enfim, estou incentivando-o a abrir mão de alguns gastos extras, a fim de realizar os seus sonhos.

Mude seu comportamento com relação ao seu dinheiro e viva em paz com ele.

:: Por Erasmo Vieira

Palestrante, escritor e educador financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário